Entenda os riscos das varizes para a saúde

As Varizes, que comumente afetam nossas pernas, fazem parte de uma doença intitulada Insuficiência Venosa Crônica. Seus sintomas podem ser prejudiciais para o dia-a-dia de qualquer pessoa e, se não são tratadas, também podem evoluir, tornando-se fatores complicadores para problemas mais sérios. Entenda neste artigo os maiores riscos das varizes para a saúde e como evitar que se tornem distúrbios vasculares mais preocupantes.

Os problemas no sistema venoso, como por exemplo o surgimento de varizes, podem evoluir constantemente se os sintomas como os que listamos abaixo não forem tratados:

  • Cansaço.
  • Queimação.
  • Ardência.
  • Cãibras constantes.

Esses sintomas pioram com o passar do tempo e, por isso, é importante que um especialista seja consultado no caso de um deles se agravar.

Apesar de as varizes serem condições benignas, se não tratadas, podem causar problemas como:

Lesões na pele (comichão)

As lesões decorrem principalmente de varizes não tratadas. Inicialmente chamadas de dermatites, elas causam irritações que podem evoluir e se tornar úlceras.

Úlceras (feridas abertas)

A úlcera varicosa é uma ferida aberta que surge na pele da perna e pode, se não tratada da forma correta, evoluir com complicações como infecção.

Flebite (inflamação das veias)

Neste caso, uma espécie de coágulo bloqueia o sangue nas veias causando uma inflamação, gerando dor, calor e vermelhidão na região acometida. Dependendo do local onde o coágulo foi formado, há risco deste migrar para os pulmões e causar uma embolia pulmonar, muitas vezes fatal.

Oclusão de veia por coágulo de sangue (trombose venosa).

A trombose venosa acontece por decorrência da formação de coágulos nas veias profundas e tem como consequência o inchaço, e a dor na região das pernas.

A trombose venosa é uma doença potencialmente grave e merece um tratamento especial do angiologista/cirurgião vascular, já que na maioria das vezes utilizamos como tratamento principal medicamentos que reduzem a viscosidade do sangue, com intuito de evitar novas tromboses. Porém, para diminuir a ocorrência de novos episódios, embolia pulmonar e evitar sequelas, é necessário acompanhamento médico e tratamento adequado.

Como posso evitar ou amenizar minhas varizes?

Existem alguns fatores que podem ser mudados para tentar evitar ou até mesmo amenizar as varizes e as complicações resultados dos principais riscos das varizes. Dentre os principais fatores, vamos destacar os seguintes:

  • Sedentarismo
  • Obesidade
  • Tabagismo

Desta forma, é importante frisar que, prevenir problemas mais sérios no sistema circulatório requer mudanças no estilo de vida. Saiba reconhecer os principais sintomas e sinais das doenças e, se necessário, procure um especialista.

A Dra. Fernanda Mescolin é especialista em doenças vasculares e é adepta à realização de procedimentos menos invasivos e tratamentos com rápida recuperação. Se você precisa de um especialista que entenda do seu problema, entre em contato e agende uma consulta. Queremos e vamos garantir o seu bem-estar e sua saúde.