Manchas roxas na pele? Podem ser varizes

Estão surgindo manchas roxas na sua pele? Você sente dores, inchaço, sensação de estar carregando peso e queimação nas pernas?

Angiologistas e especialistas da área entendem que algumas pessoas têm certa fragilidade nos vasos sanguíneos, resultando na formação de manchas roxas na pele e que isso pode não ser um problema muito grave.

Mas em alguns casos, o surgimento de manchas roxas na pele pode ser resultado de alguma doença nos vasos sanguíneos, como por exemplo, varizes.

O recomendável é sempre procurar um especialista para ter um diagnóstico correto e detalhado para o tratamento de varizes ou outra condição vascular.

Se estiver interessado em saber mais sobre as varizes, leia o artigo “Por que tenho varizes?” com as principais dúvidas e entenda mais sobre os sintomas, dificuldades e recomendações para tratar este problema que incomoda 45% das mulheres no Brasil.

Manchas roxas na pele são sinais de varizes? Quais são os outros sintomas?

Uma das principais queixas é o inchaço nas pernas. É possível que o paciente também apresente câimbras e ardências, além de dores e fadiga na região.

Outra queixa comum é a questão estética, já que asveias varicosas têm coloração azulada e são tortuosas e apresentam-se saltadas. Os especialistas alertam: a evolução da doença pode provocar problemas graves e que vão muito além da estética.

veias e mancha roxa na perna

Como podem surgir as varizes?

  1. Fator hereditário: Primeiramente é importante saber que se você tem algum caso na família, é importante informar ao especialista, pois as chances de você também ter varizes são grandes, apesar de não ser uma regra.
  2. Gravidez: Na gravidez, a probabilidade de surgirem varizes é maior. É possível também que as já existentes aumentem, pois, durante a gestação, ocorre uma atividade hormonal diferente e amplificada, que muitas vezes provoca a dilatação das veias. Por isso, em muitos casos, recomenda-se o uso de meias elásticas ao longo da gravidez.
  3. Exercícios físicos: Na verdade, os exercícios físicos melhoram a circulação e ajudam a prevenir as varizes. Porém, se você já apresenta um quadro de varizes em um estágio avançado, procure um especialista para fazer um acompanhamento.
  4. Aparece mais em mulheres: No caso das mulheres, os hormônios têm grande influência no aparecimento das varizes. Segundo estimativas da SBACV, 30% de homens e 45% das mulheres sofrem com o problema.
  5. Aparece com a idade: Surge com mais frequência a partir dos 30 anos.

 

Prevenção e tratamento das varizes

A verdade é que algumas ações podem suavizar e até diminuir a progressão das varizes, mas não evitá-las. Se não forem tratadas, as varizes podem causar a estase do sangue, aumentando o risco de trombose superficial (conhecida como tromboflebites). Elas também podem provocar o surgimento de feridas nas pernas (úlceras venosas), assim como sangramento, em caso de perfuração por trauma de varizes calibrosas.

Os especialistas no assunto são os angiologistas e cirurgiões vasculares. Se você está passando por estes problemas, procure a Dra. Fernanda Mescolin, especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e faça uma avaliação para saber quais medidas são as mais apropriadas e de quais tratamentos você necessita.

tratamento varizes através do clacs