O que é Angiografia e quando é necessária?

Angiografia é um exame de diagnóstico para visualizar o interior das veias e/ou artérias e serve para avaliar e diagnosticar problemas como distúrbios com circulação e possíveis doenças como aneurisma, arteriosclerose, malformações arteriovenosas, obstruções das artérias, dentre outras doenças.

A evolução das técnicas vem permitindo diagnósticos cada vez mais completos e definições de acometimento de territórios vasculares com confiabilidade, além de poderem ser feitos em diversas partes do corpo humano como cérebro, coração, pulmão, abdome, pernas e braços e muitas outras, permitindo detectar e diagnosticar doenças antes mesmo delas se manifestarem clinicamente.

Desta forma, pode-se afirmar que, com a angiografia, podemos diagnosticar:

  • Doenças vasculares
  • Fístulas arteriovenosas
  • Malformações vasculares
  • Avaliação geral do sistema circulatório
  • Pesquisa da origem de hemorragias

Como o exame é feito?

Aplica-se uma anestesia, geralmente na região da virilha ou na região que está localizado o vaso responsável pela irrigação do local onde se quer realizar o estudo, e um pequeno tubo é introduzido dentro do vaso sanguíneo.

Para ter uma visão mais clara dos vasos, é necessário o uso de um líquido ou de gás carbônico como meio de contraste. Posteriormente, são feitas radiografias na máquina de raio X para que o contraste seja refletido nas imagens. O contraste é fundamental para que o procedimento seja realizado, porém é importante fazer a escolha do meio de contraste ideal visando sempre a preservação da função dos rins.

Durante o exame, o paciente pode permanecer acordado, mas para que não haja movimentação, em alguns casos solicitamos auxílio a um anestesista para realização de sedação, por isso, é comum que a pessoa sinta sono e durma durante o procedimento.

O exame dura cerca de uma hora e é possível que o paciente volte para a casa no mesmo dia, a depender de sua evolução.

Como se preparar antes e depois da Angiografia

Para a realização do exame, é necessário um jejum de 8 horas antes do procedimento, principalmente se for necessária a utilização de sedação antes do exame.

Além disso, nas 24h após a angiografia, não se deve fazer exercícios físicos. O paciente deve permanecer em repouso para evitar sangramentos e maiores problemas.

Riscos da Angiografia

Os riscos deste exame são sangramentos no local de perfuração, problemas renais devido ao uso do contraste no sangue, reação alérgica ao meio de contraste. Por isso, é importante que o exame seja feito com um profissional qualificado e preparado, pois este tem treinamento para saber como reagir/evitar essas possíveis complicações.

A Dra. Fernanda Mescolin é especialista em cirurgia vascular e é adepta à realização de procedimentos menos invasivos e tratamentos com rápida recuperação. Se você precisa fazer este exame, entre em contato e agende uma consulta. Vamos cuidar do seu problema e garantir o seu bem-estar e sua saúde.