O que são úlceras varicosas?

As úlceras varicosas (ou como são mais conhecidas, úlceras venosas) são decorrentes de um conjunto de alterações da pele e subcutâneo causadas pela perda da capacidade das veias em exercer sua função, denominada insuficiência venosa.

Excesso de peso, múltiplas gestações, fatores genéticos e longos períodos de pé podem ser causa da incompetência das veias.

As veias são responsáveis pelo retorno do sangue ao coração, para isso elas tem um grande trabalho para vencer os efeitos da gravidade, e contam principalmente com a ajuda de suas válvulas e da musculatura da perna, a panturrilha!

Quando não há um funcionamento adequado de suas válvulas, ocorre o chamado refluxo venoso, que levara ao aumento da pressão nas paredes das veias das pernas, isso ocasionará extravasamento de liquido, células do sangue e outras substancias de dentro da veia para o tecido subcutâneo e pele. Esse mecanismo é o responsável pelos sinais e sintomas da doença, como edema, varizes e manchas escuras nas pernas (dermatite ocre).

Com o tempo da doença, ocorrem cada vez mais alterações na nutrição da pele, o que poderá favorecer o aparecimento de uma úlcera de difícil cicatrização espontânea.

É importante que a pessoa que apresente esse problema fique atenta principalmente às feridas nos pés, pois são de difícil cicatrização e se não forem tratadas da forma correta, podem aumentar de tamanho e infeccionar, causando problemas mais sérios e de difícil recuperação.

Possíveis tratamentos para as úlceras varicosas

O acompanhamento de um médico angiologista é primordial, pois somente um profissional especializado é capaz de analisar o problema e diagnosticá-lo de forma correta, indicando o melhor tratamento para cada caso.

Para começar, é importante melhorar o retorno do sangue ao coração. Para isso, o repouso com as pernas elevadas e a bandagem compressiva são essenciais e aceleram o processo de cicatrização. Além disso, nesses casos é indispensável tratar a hipertensão venosa (causa da úlcera).

Existem muitos tratamentos para as úlceras varicosas, esses deverão ser indicado pelo médico especialista de acordo com as individualidades de cada paciente. Os tratamentos minimamente invasivos (sem cortes) na atualidade são o endolaser e a espuma densa de Polidocanol. Entretanto, caso esteja com este problema, procure um angiologista, pois somente esse profissional vai entender qual é a terapia mais adequada para o seu caso.

O que eu faço agora?

Dra. Fernanda Mescolin é angiologista e adepta à realização de procedimentos menos invasivos e tratamentos com rápida recuperação. Se você acha que está com úlceras varicosas e precisa procurar um profissional qualificado para ajuda-lo, entre em contato e agende uma consulta. Vamos cuidar do seu problema e garantir o seu bem-estar e a sua saúde.