Mulher perna

Tratamento de varizes: Quando devo procurar um angiologista?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre um profissional chamado angiologista em suas pesquisas sobre tratamento de varizes, mas se ainda não está familiarizado(a) com o termo, angiologista é o médico(a) especializado no trato com doenças dos vasos sanguíneos e linfáticos do corpo humano.

Mas afinal de contas, o que faz de fato um angiologista?

A angiologia é uma área muito procurada, principalmente para tratamentos de micro varizes, varizes e vasinhos, mas esta especialidade é responsável pelo tratamento das doenças circulatórias clínicas, ou seja, aquelas que não necessitam de cirurgia.

No Brasil, o angiologista atua em conjunto com o cirurgião vascular no estudo e diagnóstico de doenças vasculares que possuem tratamento clínico ou necessitam de cirurgia. É muito difícil separar uma especialidade da outra, tendo em vista que o paciente que busca a avaliação médica não saberá dizer se o tratamento para sua doença será cirúrgica ou não, isso caberá ao médico que traçará a proposta de tratamento.

O cirurgião é acionado em casos que necessitam de intervenção cirúrgica para tratar tanto os vasos da região das pernas, como também os vasos dos membros superiores, além das regiões do tórax e pescoço para atuar na correção das artérias que sofreram estreitamento, que estão dilatadas, obstruídas ou que já sofreram ou sofrem algum tipo de trauma ou pressão. Porém, cabe ressaltar que o cirurgião vascular também está apto a tratar clinicamente das doenças vasculares não cirúrgicas.

Geralmente as pessoas não procuram o angiologista / cirurgião vascular na hora de fazer um check-up, mas é importante a avaliação destes especialistas com intuito de orientar a prevenção das doenças circulatórias, indicar o uso de medicações, (caso seja necessário) além de orientar sobre os cuidados com a alimentação e hábitos de vida saudável.

O sistema vascular é essencial, pois é responsável pelo bom funcionamento de todo o corpo humano por meio da distribuição de nutrientes e oxigênio para as células. Os sintomas das varizes estão a seguir:

  • Dor e inchaço nos membros inferiores e superiores.
  • Câimbras constantes.
  • Peso na hora de andar.
  • Veias com coloração azulada.
  • Dormência e formigamento na região das pernas.
  • Dificuldade para caminhar médias e longas distâncias.

Se você apresenta algum deles, procure a Dra. Fernanda Mescolin para receber um atendimento humanizado e que respeita as individualidades de cada paciente, pois é muito importante analisar caso por caso para um melhor diagnóstico da doença e para que o paciente tenha o bem-estar, a saúde e a satisfação garantida.

Chegou a hora de dizer adeus às varizes! Entre em contato e agende uma consulta.